10ª QUESTÃO
Os sulfatos são um dos agentes mais comuns que atacam o concreto e estão cada vez mais presentes no ambiente. Os sulfatos de cálcio, sódio, magnésio e de amônia são os que mais agridem o concreto. Esses agentes são encontrados no solo, no mar, no ar e em lençóis freáticos.
Em relação a essa manifestação patológica, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
-
O resultado do ataque por sulfato é manifestado de forma expansiva, que causa a fissuração do concreto, diminuição progressiva de resistência mecânica à compressão e perda de massa. As fissuras resultantes permitem que os agentes agressivos entrem no material com uma maior facilidade, o que acelera o processo de deterioração generalizado.
-
Caracteriza-se pela formação de uma frente homogênea de avanço que promove a formação de zonas de pH distintos. Desse modo, quando a frente de pH mais baixa atinge a região da superfície do aço, ocorre um ataque à película passivadora da armadura, deixando esse material suscetível à corrosão.
-
A formação decorre da expansão e fissuração do concreto e está associada à formação retardada da etringita mineral. Pode ocorrer com maior frequência em peças pré-moldadas curadas a vapor, blocos de fundação de edificações, blocos de fundação de torres eólicas, lajes espessas, pilares e vigas de pontes e barragens.
-
Este tipo de manifestação patológica se trata de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do concreto e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
-
Durante a hidratação do cimento, forma-se um composto que chamamos de hidróxido de cálcio. E esse composto, quando entra em contato com a água, pode acabar sendo dissolvido e carregado para fora da superfície de concreto.