“Devido à concentração de solutos dissolvidos dentro de uma célula bacteriana, gera-se uma considerável pressão de turgência que, em uma célula como a
Escherichia coli, é calculada em 2 atmosferas; esta é uma pressão similar à de um pneu de carro. Para resistir a esta pressão, as bactérias possuem paredes celulares, que também são responsáveis pela forma e rigidez da célula” (Madigan; Martinko; Parker, 2004, p. 74).
Fonte: MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M.; PARKER, J. Biologia dos microrganismos. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
Situação: um microbiologista, ao examinar as bactérias de uma cultura, determinou que sua parede celular era composta por uma fina camada de peptidoglicano, além de identificar a presença de lipopolissacarídeos e lipoproteínas.
Com base na análise da situação descrita anteriormente e nas caraterísticas das paredes celulares de bactérias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É possível concluir, com base na situação apresentada, que a cultura examinada pelo microbiologista continha bactérias Gram-negativas.
PORQUE
II. As bactérias podem ser classificadas em Gram-positivas, quando sua parede celular é composta por uma espessa camada de peptidoglicano e ácidos teicóico e lipoteicóicos, e em Gram-negativas, quando sua parede celular é composta por uma fina camada de peptidoglicano somada a uma membrana externa composta por lipopolissacarídeos, lipoproteínas e fosfolipídios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: