A identificação de parasitos, através da observação direta ao microscópio, consiste em um dos principais meios de diagnóstico das parasitoses. Conhecer a morfologia dos indivíduos adultos, bem como dos ovos e formas larvais, é, portanto, essencial para um correto diagnóstico e tratamento deste tipo de enfermidade.
Com relação às características morfológicas dos vários estágios do Schistosoma mansoni, analise as afirmativas a seguir:
I. O parasito macho adulto apresenta como uma característica morfológica a presença de duas ventosas: uma ventosa oral e uma ventosa ventral.
II. O ovo dessa espécie pode ser identificado pela presença de uma espícula lateral.
III. O miracídio corresponde a um estágio larval do Schistosoma mansoni, caracterizado por ser achatado dorso-ventralmente, apresentando as bordas ciliadas.
IV. A cercária corresponde a um estágio larval do Schistosoma mansoni, caracterizado pela ausência de motilidade e ausência de ventosas.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 2
Tanto a Taenia solium como a Taenia saginata, na fase adulta ou reprodutiva, vivem no intestino delgado humano; já o cisticerco da T. solium é encontrado nos tecidos subcutâneo, muscular, cardíaco, cerebral e no olho de suínos, e, acidentalmente, em humanos e cães. O cisticerco da T. saginata é encontrado nos tecidos dos bovinos.
Fonte: NEVES, D. P. Parasitologia humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2016.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre parasitologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Tanto a T. solium quanto a T. saginata possuem escólex.
II. O hospedeiro intermediário da T. saginata são os animais classificados como bovinos.
III. O hospedeiro intermediário da T. solium é o ser humano.
IV. Cisticerco é a denominação dada ao estado larval da T. solium e da T. saginata.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 3
“Devido à concentração de solutos dissolvidos dentro de uma célula bacteriana, gera-se uma considerável pressão de turgência que, em uma célula como a Escherichia coli, é calculada em 2 atmosferas; esta é uma pressão similar à de um pneu de carro. Para resistir a esta pressão, as bactérias possuem paredes celulares, que também são responsáveis pela forma e rigidez da célula” (Madigan; Martinko; Parker, 2004, p. 74).
Fonte: MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M.; PARKER, J. Biologia dos microrganismos. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
Situação: um microbiologista, ao examinar as bactérias de uma cultura, determinou que sua parede celular era composta por uma fina camada de peptidoglicano, além de identificar a presença de lipopolissacarídeos e lipoproteínas.
Com base na análise da situação descrita anteriormente e nas caraterísticas das paredes celulares de bactérias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É possível concluir, com base na situação apresentada, que a cultura examinada pelo microbiologista continha bactérias Gram-negativas.
PORQUE
II. As bactérias podem ser classificadas em Gram-positivas, quando sua parede celular é composta por uma espessa camada de peptidoglicano e ácidos teicóico e lipoteicóicos, e em Gram-negativas, quando sua parede celular é composta por uma fina camada de peptidoglicano somada a uma membrana externa composta por lipopolissacarídeos, lipoproteínas e fosfolipídios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 4
A teníase é a doença causada por parasitas do gênero Taenia, quando está se fixa no interior do intestino do hospedeiro, após este ingerir as lavas presentes em carne de animais como suínos e bovinos. Entretanto, essa não é a única doença que este parasita pode causar.
Com base no assunto apresentado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma enfermidade com complicações que podem ser graves, provocada pela Taenia, além da teníase, é a cisticercose, ocasionada pela ingestão de cisticercos presentes em carnes cruas ou mal cozidas.
PORQUE
II. A cisticercose é caracterizada pelo estabelecimento de cisticercos em tecidos e órgãos do hospedeiro, como coração, músculos e cérebro, podendo ocasionar sérias lesões.
A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 5
O Schistosoma mansoni é um platelminto da classe Trematoda, caracterizado por apresentar indivíduos machos e fêmeas. Após a cópula, os ovos são liberados para o ambiente pelas fezes do hospedeiro. Contudo, o ciclo de vida deste parasita é dependente da presença de cursos de água e do caramujo do gênero Biomphalaria.
Com base no assunto apresentado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No ciclo de vida do Schistosoma mansoni, a larva gerada no hospedeiro intermediário, a única capaz de infectar o ser humano, é denominada cercária.
PORQUE
II. A larva cercária tem a capacidade de romper a estrutura da pele do ser humano e atingir a corrente sanguínea.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 6
\"Alimentos estragados (deteriorados) são alimentos com gosto e cheiro estranhos... Alimentos estragados não são venenosos. O alimento não tem a qualidade esperada pelo consumidor e, portanto, é uma questão de qualidade, não de segurança. Os termos \'estragado\' e \'não estragado\' são subjetivos, pois a aceitação depende da expectativa do consumidor e não está relacionada à segurança alimentar\" (Forsythe, 2000, p. 96).
Fonte: tradução nossa de: FORSYTHE, S. J. The microbiology of safe food. Osford, Inglaterra: Blackwell Science, 2000.
Quando se estuda a deterioração de alimentos, é preciso conhecer e saber distinguir entre os diversos fatores que podem levar um alimento a mudar seus aspectos físicos e químicos, resultando em deterioração.
Com base nas características relacionadas à deterioração dos alimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A deterioração de alimentos pode ser causada pelas enzimas presentes nos próprios tecidos de vegetais e carnes animais.
II. A deterioração pode ser entendida como avarias físicas causadas por batidas, pressão e congelamento.
III. Processos químicos que ocorrem naturalmente em alimentos podem causar deterioração.
IV. Os processos de multiplicação microbiana, desenvolvidos por fungos e bactérias, podem deteriorar os alimentos.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 7
\"Os alimentos são uma matriz quimicamente complexa, e prever se, ou com que rapidez, os microrganismos crescerão em um determinado alimento é difícil. A maioria dos alimentos contém nutrientes suficientes para sustentar o crescimento microbiano. Diversos fatores estimulam, impedem ou limitam o crescimento de microrganismos nos alimentos... Os fatores que afetam o crescimento microbiano são divididos em dois grupos: parâmetros intrínsecos e extrínsecos. Esses fatores afetam o crescimento de microrganismos nos alimentos\" (Forsythe, 2000, p. 24-25).
Fonte: tradução nossa de: FORSYTHE, S. J. The microbiology of safe food. Osford, Inglaterra: Blackwell Science, 2000.
Dentre os fatores que podem interferir no crescimento microbiano nos alimentos, a atividade água desempenha um papel fundamental. Com base nas características da atividade de água, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A atividade de água é caracterizada como um fator extrínseco e está diretamente ligada à ação desempenhada pela água nas células dos microrganismos.
PORQUE
II. A água livre no interior dos alimentos está diretamente ligada à atividade de água: quanto maior for a quantidade de água livre no interior do alimento, maior será a atividade de água.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 8
\"Para muitas pessoas, as palavras germe e micróbio representam um grupo de criaturas minúsculas que não se encaixam muito bem nas categorias de uma pergunta antiga: \'é um animal, vegetal ou mineral?\'. Os micróbios, também chamados de microrganismos, são seres vivos minúsculos que são, em geral, individualmente muito pequenos para serem visualizados a olho nu\" (Ritter; Nigro, 2024, p. 57).
Fonte: RITTER, A. C.; NIGRO, T. P. de. Controle higiênico-sanitário de alimentos. Florianópolis: Arqué, 2024.
Muitos seres diferentes compõem o grupo dos microrganismos, cada um com características que o distinguem dos demais. Com base nas características dos diferentes grupos de microrganismos, analise as afirmativas a seguir:
I. As bactérias constituem um dos grupos de seres estudados como microrganismos e têm como uma de suas características serem procariotos, ou seja, seu material genético não é envolvido por uma membrana nuclear.
II. Outro grupo de seres estudados pela microbiologia é o composto por vírus, caracterizados por serem acelulares, contendo um único tipo de ácido nucleico como material genético.
III. Os fungos constituem um dos grupos mais importantes de microrganismos e são caracterizados por realizarem fotossíntese e não possuírem parede celular.
IV. Os protozoários compõem um grupo de seres estudados na microbiologia, caracterizados por serem procariotos e apresentarem uma parede celular rica em quitina.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 9
\"Os fatores extrínsecos dos alimentos são condições externas que afetam a conservação, qualidade e segurança dos alimentos, influenciando o crescimento e a atividade microbiana. Esses fatores são fundamentais para o armazenamento adequado e a prevenção de contaminações\" (Ritter; Nigro, 2024, p. 96).
Fonte: RITTER, A. C.; NIGRO, T. P. de. Controle higiênico-sanitário de alimentos. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base nas características dos diferentes fatores extrínsecos, analise as afirmativas a seguir:
I. A temperatura é um importante fator extrínseco que interfere no crescimento microbiano, sendo que os microrganismos classificados como mesófilos têm sua temperatura ótima de crescimento variando entre 30 a 40 °C.
II. A umidade relativa do ar é um fator extrínseco que interfere no crescimento microbiano, pois interfere diretamente na atividade de água dos alimentos.
III. A redução de oxigênio na atmosfera em contato com o alimento pode inibir o crescimento de microrganismos aeróbios.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 10
“Os helmintos do filo Nematoda, também conhecidos como nematelmintos ou vermes redondos, são uma classe de vermes cilíndricos e alongados que podem ser encontrados em muitos locais, tais como água doce, solo, água salgada e parasitas de animais e plantas. Muitos nematódeos são parasitas importantes que causam doenças em humanos e outros animais” (Ritter; Nigro, 2024, p. 19).
Fonte: RITTER, A. C.; NIGRO, T. P. de. Controle higiênico-sanitário de alimentos. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base nas características do Ascaris lumbricoides, analise as afirmativas a seguir:
I. O A. lumbricoides causa uma parasitose intestinal, de distribuição cosmopolita, denominada ascaridíase.
II. O ciclo de vida da A. lumbricoides é heteroxênico, o que significa que esse parasita possui dois hospedeiros: um intermediário e um definitivo.
III. Os vermes adultos do A. lumbricoides são indivíduos com sexos separados, sendo que o macho é sempre menor do que a fêmea.
IV. Os vermes adultos do A. lumbricoides são cilíndricos e alongados, com o macho apresentando uma curvatura na sua porção posterior.