ATIVIDADE 3 - EELE - ELETRÔNICA DE POTÊNCIA - 53_2025
A análise das perdas em circuitos eletrônicos de potência é importante quando estamos falando de processamento de grandes quantidades de energia. Os chamados “circuitos chaveados” são aqueles que utilizam semicondutores de potência para controlar a quantidade de energia que circula de um ponto a outro em um circuito elétrico. Por meio destes circuitos foi possível aumentar os níveis de eficiência quando comparamos o mesmo processo feito a partir de um dispositivo como um reostato de potência.
Fonte: WOLLZ, Danilo Henrique.. Eletrônica de Potência. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023. 256 p.
Considerando o texto apresentado, avalie as alternativas a seguir referentes às perdas de potência em semicondutores:
I - A quantidade da potência dissipada em um diodo semicondutor durante a condução (estado ligado) depende da tensão sobre os seus terminais e da corrente que o atravessa.
II - A perda de potência em um diodo Schottky tende a ser inferior em relação aos diodos retificadores genéricos, pois apresentam tempos menores de recuperação e, consequentemente, menores perdas durante o chaveamento.
III - Quanto menor o tempo de transição entre o estado ligado e desligado em um semicondutor de potência, maior será a potência dissipada na chave e, consequentemente, maior será a potência entregue à carga.
IV - A frequência de chaveamento de um circuito eletrônico de potência não possui interferência direta no cálculo de perdas em dispositivos de potência, pois esta análise está ligada exclusivamente aos valores de tensão e corrente na chave.
É correto o que se afirma em:
As respostas para esse trabalho você encontra nos sites Apoio Acadêmico, Integrare Academy e Colaborar Portfólios.