1ª QUESTÃO
O consumo de alimentos antioxidantes combate o excesso de radicais livres. É importante ressaltar que eles não fazem mal ao organismo quando estão controlados e são responsáveis por fornecerem energia para o corpo. Os antioxidantes também retardam o envelhecimento, previnem doenças e melhoram a saúde da pele.
O corpo já produz por si só os agentes antioxidantes, mas fatores como poluição ambiental, fumaça de cigarro, consumo de álcool, estresse, raios ultravioletas, entre outras coisas, afetam nosso sistema imunológico, deixando-o fraco. Isso faz com que a produção dos antioxidantes naturais caia.
Fonte: https://idigestivo.com.br/porque-alimentos-antioxidantes-sao-importantes/. Acesso em: 25 abr. 2023.
Sobre antioxidantes, estabilizantes e espessantes na indústria alimentícia, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Os antioxidantes visam proteger as células contra os danos causados por substâncias que são reativas ao oxigênio.
II. Os antioxidantes aumentam a vida de prateleira dos alimentos, principalmente, de alimentos ricos em gordura, pois previnem a rancidez e evitam o escurecimento de alimentos que possuam frutas em sua composição.
III. As reações de oxidação não são preocupação exclusiva das indústrias alimentícias, seu estudo é também amplamente necessário para evitar implicações indesejáveis à saúde humana.
IV. Os estabilizantes têm como objetivo manter as características físicas de cor e sabor nos alimentos industrializados.
V. Os espessantes podem ser hidrofóbicos e são usados com o intuito de dispersar, estabilizar e evitar que haja sedimentação de alguma substância.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
- V, F, F, V, V.
- V, V, F, V, V.
- F, F, F, V, V.
- V, V, V, F, F.
- V, V, V, V, F.