8a QUESTÃO
O desenvolvimento neurológico infantojuvenil é um processo dinâmico e complexo, que envolve a maturação do sistema nervoso central e periférico, influenciado por fatores genéticos, ambientais, sociais e afetivos. Esse desenvolvimento é fundamental para a aquisição progressiva de habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais que sustentam o desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em suas atividades diárias, como brincar, estudar, comunicar-se, cuidar de si mesmos e interagir com os outros. Durante esse processo, alterações neurológicas podem ocorrer e comprometer, de maneira significativa, a funcionalidade e a participação social desses indivíduos.
Fonte: THEOBALD, M. N. C. Terapia ocupacional infanto-juvenil. Florianópolis: Arqué, 2025.
Considerando a atuação do terapeuta ocupacional junto às disfunções neurológicas infantojuvenis, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
-
O foco da intervenção terapêutica ocupacional deve ser apenas na reabilitação física e na adaptação do ambiente escolar.
-
A presença de uma disfunção neurológica implica automaticamente em incapacidade total para as atividades da vida diária.
-
Todas as disfunções neurológicas infantojuvenis possuem prognóstico semelhante, exigindo planos terapêuticos padronizados.
-
A atuação do terapeuta ocupacional restringe-se ao aprimoramento motor, sendo as funções cognitivas e sensoriais de responsabilidade de outros profissionais da equipe.
-
A atuação da Terapia Ocupacional deve ser centrada na criança e considerar os impactos multidimensionais da disfunção neurológica sobre a funcionalidade e a participação.